segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ferries gregos chegam à Bahia e devem operar no início de setembro

Os dois novos ferries gregos estarão em Salvador na tarde desta segunda-feira (18). Segundo Eduardo Pessôa, diretor da Agerba, a embarcação batizada de Dorival Caymmi chegou à Baía de Todos os Santos no início da manhã de hoje. A chegada do ferry Zumbi dos Palmares está prevista para às 15h.

Ferry Dorival Caymmi chegou à Baía de Todos os Santos pela manhã (Foto: Divulgação)


Os ferries irão passar por manutenção e devem entrar em operação nos próximos 15 dias. Segundo Pessôa, as embarcações vieram navegando com uma tripulação do Cabo Verde. Eles devem ficar em Salvador durante quatro meses para treinar a equipe baiana que irá operar os ferries. 



"Os comandantes, o chefe de máquinas e todo o restante da tripulação são do Cabo Verde. Eles já estão acostumados a fazer rotas nas águas da Europa e norte da África. Optamos por eles, pois falam língua portuguesa e isso vai facilitar o treinamento", explica Pessôa.

“Já temos a autorização para eles operarem, mas, por enquanto, estão com a bandeira estrangeira. Eles serão nacionalizados e vamos fazer inspeções. Daí, apresentamos a documentação à Marinha”.
Em seguida, os barcos vão passar por uma classificação da Marinha - que, segundo Pessôa, é um procedimento normal para que operações desse porte comprovem que têm condições de operar.
Os ferries estão navegando desde o dia 8 de junho, depois de saírem do Porto de Pireus, na Grécia, e parar na Espanha para manutenção. Inicialmente, a promessa era de que os barcos chegassem antes do Carnaval deste ano. Depois, foram adiados para o final de março e, posteriormente, para maio e junho.
“De lá para cá, tivemos alguns problemas de burocracia. A seguradora exigiu algumas modificações para a travessia, por exemplo”, explicou Pessôa. "Estamos fazendo visitas técnicas para aperfeiçoar o sistema como um todo, não só com as embarcações. Vamos conseguir, por exemplo, saber em tempo real o período em que um carro está parado na fila”.
As duas embarcações foram compradas no ano passado, por R$ 54,9 milhões. Eles devem ser mais rápidos: hoje, os ferries Ana Nery e Ivete são os que levam menos tempo para completar o trajeto entre São Joaquim e Bom Despacho, na Ilha: 45 minutos. Os novos devem fazer o percurso em 35 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário